Quem sou eu

Minha foto
Sou sonhador, Idiota, tenho inúmeras idéias. Para uns um modelo, para outros ridículo! Assim que sou.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reizitos Caolhos

Certas situações me remetem a um artigo, que li em uma revista veja, salvo o engano, de 2003, escrito pelo Administrador de empresas Stephen Kanitiz, que fazia uma real abrangência ao ditado popular “em terra de cego quem tem um olho é rei”. Pois bem, dando destaque a um trecho do artigo de Kanitiz, cito o seguinte parágrafo:

“existe um corolário deste ditado que me preocupa por suas consequências. Em terra de cego quem tem um olho é rei e quem tem dois, é muito mal visto. Indivíduos inteligentes e capazes são encarcerados, trancados na masmorra, por que são considerados como grandes ameaças aos reizitos de um olho só”.

Certamente muita gente se identifica com esta afirmativa. Seja no trabalho, na faculdade, nos esportes ou em eventos, até nas igrejas e templos das mais variadas crenças. Eles, os “caolhos” estão por toda a parte e caçam os que enxergam um pouco mais.
Claro, falamos aqui daqueles que perseguem, ameaçam, intimidam e denigrem quem está se destacando de alguma forma, seja pelo seu trabalho, seja pela sua inteligência. Falamos aqui, dos conhecidos “jabutis em árvores”, que só chegaram onde estão de duas formas: ou por um entemperie da natureza (enchente, no caso do jabuti na árvore) ou porque foram colocados por alguém. Falamos aqui daqueles que tem pouca capacidade e ao invés de dedicar algum tempo para estudar, trabalhar, aprender a aprender, gastam este precioso antídoto contra a ignorância, tentando contaminar pessoas, envenenar a verdade e diminuir quem cresce com glória e merecimento.

Há muitos deles por aí. Os reizitos caolhos, que por falta de visão, acabam por desenvolver demasiadamente a língua, falam demais, mentem demais, se contradizem e sofrem de um outro mal maior e encoberto, a ansiedade. Essa fenomenologia caótica desenvolve outra série de intempéries, transtornos, depressão, conflitos, o que faz com que os “reizitos”, inseguros de si, cometam até pequenos delitos, na tentativa de incriminar aqueles que a eles ultrapassam, em idéias e em atitudes, acabam incriminando a si próprios. O Crime mais comum entre os reizitos, é a denunciação caluniosa.

"Artigo 339 – Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém imputando-lhe crime de que o sabe inocente. Pena- reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. § 1º A pena é aumentada de Sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto".

Na tentativa desesperada de manter seu espaço no mercado de trabalho, tentam imputar ocorrências mentirosas aos seus colegas, aqueles que enxergam um pouco mais. Muitas vezes, desconhece este tipo de crime, que é influenciado pela mesquinharia e a mediocridade de certos “profissionais”.
Casos como estes levam a pessoa a um esvaziamento de caráter. Essa perda deixa um imenso vácuo, o reizito com o trono ameaçado, se sente vazio, o que pode o levar, facilmente, a infringir o artigo 339 do Novo Código Civil.
Em meio a estas situações, há gente competente que desiste, que interrompem sua carreira, paralisam seus trabalhos, mudam de cidade, deixam de fazer bem feito e em outras, tentam se emburrecer, para satisfazerem àqueles que não tem idéias, não tem comando e são apenas caolhos, ou “jabutis em árvores”.

Meu alerta é dirigido a você que sofre desse mal, ou melhor, desses maldosos e muitas vezes inescrupulosos reizitos de um olho só. Intimidar-se é o que eles esperam de você. Parar de produzir, ou produzir em anonimato e deixar que eles se beneficiem de suas idéias, de suas atitudes, de seus estudos e de seu trabalho. Isso, essa perseguição medíocre não é privilégio só seu.
Pense nisso, lute ainda mais, com ainda mais coragem, porque só assim, se pode vencer a mediocridade e a hipocrisia dos reizitos de um olho só.



Consultas:

www.veja.abril.com.br/

http://www.boletimjuridico.com.br


Citações:

Stephen Kanitiz

www.kanitz.com.br