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Sou sonhador, Idiota, tenho inúmeras idéias. Para uns um modelo, para outros ridículo! Assim que sou.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Remédio Desprezado

Tive a grata satisfação de estar compondo uma banca de avaliação de TCC da UFMS, campus de Coxim-MS, neste final de semana. Nada pode ser mais prazeroso que poder perceber o pico da transição de um acadêmico para a vida de profissional efetiva. Há de tudo um pouco. Ansiedade, nervosismo, choro, risos e muitas, muitas revelações. Na banca que compunha, analisávamos um trabalho sobre a educação especial em Coxim-MS, se de verdade acontece o processo de inclusão social de PNE´s. Ver uma pessoa entre lágrimas e sorrisos afirmar e dar prova de que aprendeu algo e que a partir de então fará o possível para melhorar a qualidade de vida de outros, simplesmente, nos enche de orgulho.

Mas não bem disso que quero falar. Durante a explanação da orientadora, que não por acaso é também a coordenadora do curso de história do CPCX, ela fez uma revelação intrigante. Das 150 (cento e cinqüenta) vagas, dispostas no CPCX, apenas 11 (onze), haviam sido preenchidas na Primeira chamada. As aulas se iniciarão logo após o recesso de julho. O dado que mais me preocupa, enquanto educador e militante da educação como forma de qualidade de vida, é que há em Coxim, candidatos inscritos no Enem, que optaram pelas vagas que sobram, porém, sem média suficiente para entrarem para a academia. Quem passa nos processos seletivos, geralmente, são concurseiros ou vestibulandos que preferem outras localidades. Já está se encerrando o prazo de inscrição da segunda chamada e ainda não há inscritos suficientes para os cursos de Letras, História e Analise de Sistemas.

O Fato é que nossa juventude, me refiro aos jovens de Coxim, estão indo para as escolas totalmente desmotivados. Não há, de certa forma, preocupação com o aprendizado. Se, defendemos que a educação é o remédio, algo temos que fazer para a conscientização de nossa juventude a bebê-lo.

Uma das coisas que podemos sugerir a nossa comunidade escolar, que compreende pais, alunos, professores e administrativos e que foi destaque na revista veja de 19 de maio, na matéria Meninos Prodígios que congratula a jovens talentosos do IMPA, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, referência mundial na área. O que seria necessário para que outros se destacassem como os prodígios? O Doutor em Matemática, Seme Gebara, dá a receita:

“Cultivar o talento dos jovens é crucial para o desenvolvimento em qualquer disciplina e consequentemente, de qualquer país”.

O talento extraordinário, nada mais é do que o incentivo, o estímulo precoce de meninos e meninas.

Pois bem, está aí o remédio. Estímulo. Planejar aulas, programar oficinas, visitas a bibliotecas, museus e até mesmo às universidades, certamente, aguçara o interesse de nossa juventude. Precisamos abrir nossos olhos, antes de tentar abrir os da juventude. Para isso, entender o papel do educador e a sua relação com a comunidade escolar faz toda a diferença. É certo que ainda não temos o sistema ideal, que ainda falta muito para chegar ao que precisamos, mais não podemos deixar de fazer o nosso melhor, ou nossa juventude estará fadada ao submundo, ao subemprego e inegavelmente, às drogas, nosso outro mal epidemiológico.

Se há de veras, um báratro, um vazio, um abismo entre a escola que temos e a escola que queremos, precisamos, enquanto educadores conscientes que somos, no mínimo, preparar a construção de “pontes de cordas”, para que, ao menos alguns, atravessem.

O remédio é amargo, mais não podemos nos furtar em bebê-lo antes que o ofereçamos aos outros.



Legenda:

UFMS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

CPCX : Campus da UFMS de Coxim

PNE’s: Portadores de Necessidades Especiais

TCC: Trabalho de Conclusão de Curso

ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio