Quem sou eu

Minha foto
Sou sonhador, Idiota, tenho inúmeras idéias. Para uns um modelo, para outros ridículo! Assim que sou.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Subliminares da Repressão

Muitas são as coisas que me intrigam. Notícias, política, modinhas, jogos, esportes, educação e deseducação, economia, física quântica e até o frio desproporcional que esta ocorrendo em meu estado neste momento.


Fatos e fotos ocupam as capas de jornais, as manchetes dos telejornais, os comentários dos radialistas, a fantasia dos sensacionalistas e desilusão dos que vivemnciam. O povo, apesar de estar cada dia mais perto da comunicação, da informação, da tecnologia, parece não evoluir. Vemos a tudo, somos avisados com antecedência, somos alertados pelos críticos, mais..., mais... Assistimos a tudo, passivos, e quando formamos nossa crítica, ela está totalmente influenciada, dirigida, programada, pelas inúmeras razões que tem o nosso sistema manipulador de idéias, que a mando sabe-se lá de quem e ainteresses ignorados, transformam-nos, outrora em coadjuvantes, mais agora, nos rebaixam ainda mais e nos colocam como meros “figurantes” de nossa própria história, quando na verdade deveríamos ser protagonistas. Voltando ao assunto inicial, nada me causa maior intriga. Como podemos ser tão indiferentes à verdade, nos fecharmos frente ao que vemos, e acreditarmos piamente naquilo que nos querem fazer acreditar. Nossa criticidade se perdeu há muito tempo.

Estamos em um tempo, que temos, a todo instante, que perceber mensagens subliminares que ocorrem em nossa volta. Seja em nosso trabalho, seja em nossa casa, nos emails que recebemos, nos noticiários que acessamos, temos sempre, que perceber o que há de real e o que há de interesse próprio. E muitas vezes penso que bons eram os tempos em que se lutava por ideais. Nosso povo foi, na época da ditadura militar, perseguido, torturado, exilado e tudo isso, a meu ver,  nos transformou no que somos hoje, passivos. Diferentemente de pacifistas ou de pacíficos, somos passivos a toda e qualquer espécie de manipulação, seja política, televisiva, radiofônica ou cibernética. E às vezes penso que o somos, porque em nosso subconsciente ainda ecoa as vozes de nossos antepassados dizendo, apenas estude meu filho, não se envolva com os rebeldes, porque eles morrerão todos, serão torturados antes da morte e se forem filhos de gente importante, serão mandados para bem longe daqui. Penso apenas, porque não vivenciei a ditadura e todos sabemos que muito pouco sabemos quando tocamos neste assunto.

Sem mais delongas o que quero realmente falar, sem mensagens subliminares, é que percebo um pleito eleitoral arrochado, entre candidatos bons, com propostas diferentes, e uma população teoricamente politizada, que ao começar fazer suas considerações, é acometida de um turbilhão de ”notícias”, que subconscientemente, à remete ao tempo em que, quem pensava demais, ou falava demais, como em um passe de mágica, desaparecia.

Não sei se estou sendo expressivo ou apenas passando uma mensagem subliminar, mais sei que muitos me entenderão, outros ficarão com medo de me entender, porque certamente, mais efeito fará, sempre, as “subliminares” dos ditadores do tempo, que ainda vivem, que ainda reinam e que para burlar o sistema, apenas mudaram de estratégia, trocaram a tortura, pelas "subliminares".