Quem sou eu

Minha foto
Sou sonhador, Idiota, tenho inúmeras idéias. Para uns um modelo, para outros ridículo! Assim que sou.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Fábula do Rato (Aos Acadêmicos de História UFMS CPCX)

Antes de prosseguir, reflita sobre a mensagem a seguir da escritora e poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985).
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Provocação.................................................................................

A Fábula do Rato

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.

Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!

A galinha disse:

– Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

– Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:

– O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então, o rato voltou para casa abatido para encarar a ratoeira.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado.

No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
“Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se de que, quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é sempre um problema de todos.”

Autor Desconhecido

Disponível em:http://www.via6.com/topico.php?tid=67529

Essa fábula tem alguma relação com o fazer pedagógico da escola? Poste um comentário de no mínimo cinco linhas justificando sua resposta. (vale nota até 31/08)


.

4 comentários:

  1. academica eulinda s. costa 4° ano historia UFMS31 de agosto de 2010 às 14:34

    A fábula têm tudo a ver com o fazer pedagógico.
    de acordo com os quatros pilares da educação; o "aprender a fazer" significa o agir sobre o meio envolvente; e o "aprender a viver juntos" participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas.
    Todo este contexto nos faz refletir quanto e importante conhecer e se envolver com os problemas dos educandos, ajudando-os a despertar para a vida.
    Apresentando uma metodologia de fácil entendimento, onde os alunos possa desenvolver a vontade de aprender, incentivando-os a pesquisarem de acordo com suas realidade no meio em que vivem.

    ResponderExcluir
  2. Átila Alexandre. 7° Semestre de História - Cpcx.31 de agosto de 2010 às 16:45

    Essa fábula do rato me faz ver o problema que temos com a educação no Brasil. Na análise que fizemos sobre as leis que regem a educação Brasileira, podemos observar o mesmo problema enfrentado pelo rato é igual descaso que o poder legilativo do Brasil trata da educação. Os parlamentares não veêm a educação com um problema porque seus filhos estudam em escolas particulares com um ótimo ensino, então o problema da maioria dos brasileiros não é levado a sério pelos políticos. A educação no Brasil está sendo tratada com um caso isolado um detalhe, nessa campanha agora para presidente não vemos um PRESIDENCIÁVEL dizendo que a prioridade do seu governo será à educação. Infelizmente o brasileiro ainda não acordou porque acham que o problema não é esse, quando têm a oportunidade na mão ( o seu voto) disperdiçam em troca de pequenos favores. Não analisam as propostas dos candidatos, votam pela maioria. Enquantos TODOS brasileiros não se unirem e lutar pela educação brasileira, infelizmente vamos ter muitos pré-marginais e pessoas sem perspectiva na nossa sociedade. O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO É UM PROBLEMA DE TODOS!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eulinda, compreendeu a essência do contexto da fábula, muito oportuna suas ponderações. Ao Átila, seu comentário também está cheio de realidade com o contexto social que vivemos. Incentivem aos demais colegas a participarem do debate.

    ResponderExcluir
  4. Flávio Borges Rodrigues de Souza3 de setembro de 2010 às 16:36

    Com certeza a fabula nos faz lembrar e refletir muito sobre o problema da educação brasileira, e acabamos achando que o problema não é nosso, e sim somente dos nossos governantes. Apesar te ermos várias leis em relação a educação escolar, a mesma nã está como deveria,sendo acessivel a todos, um dos fatores seria a desigualddade social, poi muitas crianças começam a trabalhar cedo para poder ajudar no sustento da su casa e acaba deixando de lado a escola. Não nos preocupaos com os poblemas dos outros, só começamos a perceber o problema quando ele começa a nos atingir

    ResponderExcluir

Aguarde seu comentário ser publicado, obrigado por contribuir.